A importância da boa alimentação
* Trecho do texto "Alimentação Saudável", do Ministério da Saúde
Ninguém duvida. Existe uma relação direta entre nutrição, saúde ebem-estar físico e mental do indivíduo. As pesquisas comprovamque a boa alimentação tem um papel fundamental na prevenção eno tratamento de doenças. Há milhares de anos, Hipócrates já afir-mava: “que teu alimento seja teu remédio e que teu remédio sejateu alimento”. É isso mesmo.
O equilíbrio na dieta é um dos moti-vos que permitiu ao homem ter vida mais longa neste século.O objetivo deste texto é abordar e discutir diversos assuntos relaci-onados à alimentação saudável a partir dos 2 anos de idade, ampli-ando os conhecimentos dos educadores sobre o tema.
O que são alimentos
Alimentos são todas as substâncias sólidas e líquidas que, levadas aotubo digestivo, são degradadas e depois usadas para formar e/oumanter os tecidos do corpo, regular processos orgânicos e fornecerenergia. Mas devemos tomar cuidado com definições genéricas. Umexemplo: não existem alimentos perfeitos, ou seja , nenhum alimen-to possui todos os nutrientes responsáveis por regular, construir oumanter os tecidos e fornecer energia.
Também existem alimentosque só nos fornecem calorias vazias, ou seja, são concentrados emcertas substâncias que se transformam apenas em energia após adigestão, como é o caso das bebidas álcoólicas e refrigerantes.