Janeiro Branco, mês de conscientização da saúde mental e emocional
Janeiro é o mês da conscientização da saúde mental e emocional, sendo uma campanha de alerta para os cuidados com a saúde mental e emocional dos brasileiro. O foco está na prevenção de doenças advindas da depressão, da ansiedade, pânico, entre tantos outros distúrbios da mente. E fatores como genética, estresse, e o abuso de substâncias psicotrópicas, além dos traumas humanos, são desencadeadores desses e de outros transtornos psicológicos..
Essas situações de desequilíbrio emocional e mental tendem a impossibilitar (temporária ou permanentemente) indivíduos ainda em idade ativa de exercer suas atividades de trabalho, e nestas horas são os benefícios previdenciários que comumente compõem o sustento daqueles que necessitam de tempo e cuidado enquanto se refazem. Para tanto, é importante observar que, a concessão desses benefícios está sujeita a critérios específicos.
Por isso, além da família e dos amigos, é primordial a participação do Estado na condução e na reparação dos danos causados pela desestruturação emocional e mental das pessoas. E principalmente, é preciso retirar de muitos o preconceito ao tocar no assunto da saúde mental, e que estes entendam que isto não é frescura ou falta do que fazer.
Janeiro, portanto, simboliza esta ação de superação, que visa sobrepor a atenção digna sobre estes preconceitos sociais que ainda persistem em tantos indivíduos. E o resultado que se espera é o apoio coletivo à causa, que some cada vez mais dignidade e esperança na lida desses males sociais surgidos dos traumas e distúrbios da consciência.